16 de novembro de 2012

O Tigre na Sombra

No romance O TIGRE NA SOMBRA, Lya é fiel ao seu universo de mistério, magia e dramas humanos muito reais, que de uma forma ou outra nos atingem a todos.

Os difíceis relacionamentos amorosos e familiares são o chão sobre o qual suas personagens caminham. O duelo entre vida e morte subjaz a todos os outros temas. O elemento enigmático permanece em muitas figuras, como a singular Vovinha, que ninguém sabe de onde veio, o bebê ciclope, o pai de família atormentado que dorme com revolver debaixo do travesseiro. Não menos interessante é a personagem filha preferida, Dalia, que mergulha em desespero, o tigre que, na sombra de um pequeno bosque inexistente, espreita tudo, ou os afogados da casa da praia chamada Casa do Mar, que à noite vêm para a beira das águas e falam com a personagem principal, Dôda.

Dôda nasceu com uma perna mais curta, mas, embora deficiente, é a dona de todos os mistérios: trilha caminhos que os outros não alcançam, como o mundo dentro dos espelhos — que, segundo ela, têm vida própria e nos observam. Registra a trama de todos, fala por todos, por todos sente e sofre. E dialoga com seu alter ego, ou sua gêmea dentro dos espelhos, Dolores, que em muitas coisas é como ela gostaria de ser.


Share

Outras Notícias

Para celebrar Carlos Drummond de Andrade

Por Felipe Maciel Inspirado em iniciativas como o Bloomsday, que celebra […]

leia mais
Marcela Dantés vasculha silêncios em seu primeiro romance

Por Felipe Maciel “Mulher é encontrada mumificada em apartamento cinco anos […]

leia mais
O legado de Oswald de Andrade

Por Felipe Maciel Oswald de Andrade se propôs a mudar o […]

leia mais