15 de novembro de 2005

Uma Ponte para Terebin

Em Uma ponte para Terebin, a autora transforma em romance a trajetória de Jan, seu avô polonês e um dos primeiros Wierzchowskis a aportar em terras brasileiras. Esse imigrante chegou ao Rio Grande do Sul em 1936, três anos antes de seu país ser invadido pela Alemanha.
Aventureiro, aos 14 anos Jan abandonou a pequena aldeia de Terebin, certo de que a vida de agricultor não era para ele. Saiu caminhando sem rumo e foi parar em Varsóvia, onde caiu nas graças de um engenheiro, que lhe arrumou o primeiro emprego, como vigia de obra, e ainda pagou seus estudos.
Leticia narra com lirismo e emoção a vida de um homem que atravessou o mundo de navio para viver no sul do Brasil, voltou para lutar na Europa e defender a Polônia do nazismo, mas só pôde rever seu país e seus antepassados 28 anos depois de ter partido. O romance fala da liberdade e do custo para conquistá-la.

Share

Outras Notícias

Um dedo de prosa com Sérgio Rodrigues

“ Escrever literatura é lutar com palavras, fazer mil escolhas a […]

leia mais
Um grande momento na carreira literária de Giovana Madalosso

“Crio a partir de angústias, de assombros, de becos em que […]

leia mais
Autores da Agência Riff brilham na programação oficial da FLIP 2025

Por Felipe Maciel De 30 de julho a 3 de agosto, […]

leia mais