17 de dezembro de 2020

Nova Fronteira reedita dois clássicos de Rubem Fonseca


Com novo projeto gráfico e prefácios e posfácios inéditos, obras exibem o domínio do escritor também na ficção longa


Por Felipe Maciel

Nos despedimos em abril de Rubem Fonseca, pouco antes de o autor completar 95 anos. Mas seguimos celebrando sua obra revolucionária. Agora, na reta final de 2020, a Nova Fronteira devolve às livrarias dois romances emblemáticos do escritor mineiro radicado no Rio de Janeiro: Bufo & Spallanzani e O seminarista.

Sapos e assassinatos são os pontos de partida Bufo & Spallanzani, obra de ficção que, nesta nova edição, ganhou um prefácio e um posfácio inéditos, assinados, respectivamente, por Raphael Montes e Sérgio Augusto. Fonseca notabilizou-se com suas narrativas curtas, mas em seu terceiro romance não deixa dúvidas sobre o fôlego de sua escrita para manter a atenção dos leitores na ficção longa.

Estamos diante de um noir à brasileira, uma narrativa descontínua constituída por uma montanha russa de acontecimentos que busca elucidar a pergunta que conduz a história: Quem matou Madame X? A obra, já um grande sucesso editorial, ganhou também as telas do cinema em 2001, em produção que venceu quatro Kikitos em Gramado, além do prêmio de melhor roteiro do Festival de Miami.

Já em O seminarista, décimo primeiro romance do autor, Fonseca apresenta uma trama concisa pontuada pela ironia. Publicado originalmente em 2009 pela Agir, o livro marcou o retorno do escritor ao gênero policial e narra a história de um assassino de aluguel, considerado o melhor profissional do gênero no Rio de Janeiro, que atende pelo codinome de Especialista. Ocorre que o matador decide se aposentar para viver em paz com a mulher amada, em uma espécie de redenção. Mas não é possível livrar-se do passado, o antigo predador é agora presa.


Share

Outras Notícias

Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de […]

leia mais
A elegância literária de Lygia Fagundes Telles corre o mundo

Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia […]

leia mais
Minha vida de agente literária

Por Felipe Maciel Celebrando 40 anos de carreira dedicada à literatura, […]

leia mais