23 de março de 2022

Uma batalha entre David e Golias

HQ recupera a história pouco conhecida da batalha fluvial de Mbororé em uma narrativa trágica e insurgente.

Por Felipe Maciel

A historiadora, jornalista e tradutora Fernanda Verissimo e o premiado quadrinista Eloar Guazzelli dividem a autoria de A batalha (Quadrinhos na Cia), graphic novel que reconstitui os episódios ocorridos em março de 1641, às margens do rio Uruguai, no que é hoje a fronteira entre Brasil e Argentina, e ponto de disputa entre portugueses e espanhóis.

A batalha, que dá título à obra, se tornou um exemplo de resistência guarani, impondo uma dura derrota aos bandeirantes e uma barreira à expansão territorial lusobrasileira. Nesta região cobiçada pelas coroas ibéricas, os jesuítas, que se opunham à escravização dos indígenas, já eram presença dominante.

Com uma paleta de cores que oscila entre o branco, o preto e o rosa, a obra narra em detalhes os oito dias de combate até a vitória final, quando, forçados a se embrenharem na mata, os paulistas foram emboscados pelos guaranis.

Uma história tão fascinante quanto quase desconhecida que ganha, ao unir os talentos de Verissimo e Guazzelli, cores, um enredo de força narrativa e contexto histórico.


Share

Outras Notícias

Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de […]

leia mais
A elegância literária de Lygia Fagundes Telles corre o mundo

Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia […]

leia mais
Minha vida de agente literária

Por Felipe Maciel Celebrando 40 anos de carreira dedicada à literatura, […]

leia mais