23 de março de 2022

100 anos de Paulo Mendes Campos

Por Felipe Maciel

Celebramos neste ano o centenário do escritor, poeta e tradutor mineiro Paulo Mendes Campos. Um dos maiores cronistas do país, ele formou o lendário quarteto “Os quatro cavaleiros de um íntimo apocalipse” ao lado de Otto Lara Resende, Fernando Sabino e Hélio Pellegrino.

Apesar de sua reconhecida erudição, Mendes Campos mantinha um estilo claro e despretensioso especialmente nas crônicas que publicou em alguns dos principais jornais do país, entre eles Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Diário Carioca, além da revista Manchete.

Em sua literatura, a fronteira entre a prosa e a poesia é fluida, mas sempre em busca de revelar o instante precioso, seja pela frase iluminadora ou pela cena que define o seu amor pela vida. Na década passada, a Companhia das Letras lançou uma série de títulos do escritor, apresentando para as novas gerações textos emblemáticos de sua obra.

No segundo semestre deste ano, a editora publicará uma edição com a poesia completa do autor organizada por Luciano Rosa. Confira nas imagens as obras do autor já disponíveis nas livrarias.


Share

Outras Notícias

Um grande momento na carreira literária de Giovana Madalosso

“Crio a partir de angústias, de assombros, de becos em que […]

leia mais
Autores da Agência Riff brilham na programação oficial da FLIP 2025

Por Felipe Maciel De 30 de julho a 3 de agosto, […]

leia mais
Uma conversa, um projeto, uma saudade

Em 20 de setembro de 2018, a escritora e roteirista Fernanda […]

leia mais