23 de março de 2022

100 anos de Paulo Mendes Campos

Por Felipe Maciel

Celebramos neste ano o centenário do escritor, poeta e tradutor mineiro Paulo Mendes Campos. Um dos maiores cronistas do país, ele formou o lendário quarteto “Os quatro cavaleiros de um íntimo apocalipse” ao lado de Otto Lara Resende, Fernando Sabino e Hélio Pellegrino.

Apesar de sua reconhecida erudição, Mendes Campos mantinha um estilo claro e despretensioso especialmente nas crônicas que publicou em alguns dos principais jornais do país, entre eles Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Diário Carioca, além da revista Manchete.

Em sua literatura, a fronteira entre a prosa e a poesia é fluida, mas sempre em busca de revelar o instante precioso, seja pela frase iluminadora ou pela cena que define o seu amor pela vida. Na década passada, a Companhia das Letras lançou uma série de títulos do escritor, apresentando para as novas gerações textos emblemáticos de sua obra.

No segundo semestre deste ano, a editora publicará uma edição com a poesia completa do autor organizada por Luciano Rosa. Confira nas imagens as obras do autor já disponíveis nas livrarias.


Share

Outras Notícias

Um dedo de prosa com Sérgio Rodrigues

“ Escrever literatura é lutar com palavras, fazer mil escolhas a […]

leia mais
Um grande momento na carreira literária de Giovana Madalosso

“Crio a partir de angústias, de assombros, de becos em que […]

leia mais
Autores da Agência Riff brilham na programação oficial da FLIP 2025

Por Felipe Maciel De 30 de julho a 3 de agosto, […]

leia mais