20 de julho de 2021

Novos ventos para a literatura brasileira

Por Felipe Maciel

Os últimos anos foram duros para o mercado editorial brasileiro, mas há sinais de recuperação, apesar de todo o retrocesso que enfrentamos. A literatura brasileira vive um bom momento, com excelentes lançamentos, novos autores e um aumento gradual de editoras interessadas em lançar obras contemporâneas nacionais de ficção e de não ficção.

A publicação de autores brasileiros no exterior, apesar de ainda restrita, ganha espaços e oportunidades. Há interesse por nossas narrativas. E as adaptações de nossos livros para o audiovisual tendem a crescer.

Quem trabalha com literatura –assim como nós, que atuamos neste mercado há 30 anos – sabe que é preciso perseverar. Olhando para nossas estantes, vemos tanta beleza e livros inesquecíveis, assim seguimos adiante.

Selecionamos aqui algumas boas notícias deste conturbado 2021. Confira:

Lançamentos de obras inéditas e reedições de clássicos brasileiros.

Edições estrangeiras de Eliane Brum e Beatriz Bracher: a ficção e a não ficção brasileiras alçam novos voos.

Os romances A palavra que resta, que marcou a bela estreia literária de Stênio Gardel, e Copo vazio, a elogiada ficção contemporânea de Natalia Timerman.

O sensível relato autobiográfico de Noemi Jaffe: Lili: Novela de um luto

Escrita por Bianca Santana, a biografia Continuo preta narra a história de Sueli Carneiro, uma das maiores intelectuais brasileiras. 

Edição do romance Gostaria que você estivesse aqui (TAG Inéditos – Maio 2021), de Fernando Scheller. Pela primeira vez a TAG, maior clube de assinatura de livros do país, selecionou uma obra de ficção nacional como principal destaque do mês.


Share

Outras Notícias

Um grande momento na carreira literária de Giovana Madalosso

“Crio a partir de angústias, de assombros, de becos em que […]

leia mais
Autores da Agência Riff brilham na programação oficial da FLIP 2025

Por Felipe Maciel De 30 de julho a 3 de agosto, […]

leia mais
Uma conversa, um projeto, uma saudade

Em 20 de setembro de 2018, a escritora e roteirista Fernanda […]

leia mais