15 de setembro de 2021

Memórias de um ex-escravizado

O poderoso relato de um dos últimos sobreviventes do tráfico atlântico levado para os Estados Unidos.

Por Felipe Maciel

O aclamado livro da escritora Zora Neale Hurston, Barracoon: The Story of Last ‘Black Cargo’, já tem editora confirmada no Brasil. A Record acaba de anunciar a pré-venda da obra com o título Olualê Kossola: as palavras do último homem negro escravizado.

O livro é fascinante e foi unanimidade entre os melhores de 2018. A lista é extensa, entre os destaques, estão The Economist, TIME, Amazon, New York Public Library e Barnes & Noble’s, que elegeu o título como o principal lançamento do ano. E ainda chegou ao segundo lugar da disputada lista do The New York Times e da gigante Amazon.

Diante do buzz, os direitos de publicação da obra foram adquiridos em diversos países. Mas o que traz o autor neste relato sobre um dos últimos sobreviventes do tráfico atlântico levado para os Estados Unidos?

“Kossola nasceu em África, mas se tornou Cudjo Lewis no Alabama. Durante três meses, entre o final de 1927 e o início de 1928, ele foi entrevistado em sua casa por Zora Neale Hurston, que mais tarde foi aclamada como romancista. Cudjo foi um dos últimos sobreviventes da Clotilda [o último navio negreiro a chegar aos EUA] e, portanto, entre os últimos americanos vivos que foram transportados como escravos.” pontua a The Economist.


Share

Outras Notícias

Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de […]

leia mais
A elegância literária de Lygia Fagundes Telles corre o mundo

Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia […]

leia mais
Minha vida de agente literária

Por Felipe Maciel Celebrando 40 anos de carreira dedicada à literatura, […]

leia mais