21 de outubro de 2016

A teta racional

O feminino no mundo contemporâneo dá o norte para as histórias deste livro, em que a delicadeza e a dureza buscam uma possibilidade de reconciliação.
No conto “XX + XY”, a narradora passa em revista pelo olho mágico o pai do seu filho que acaba de nascer. É feio mesmo ela pensa, antes de abrir a porta para aquele homem desengonçado com quem topou em uma festa, depois de não conseguir nada melhor. Seu filho lhe machuca o peito na difícil amamentação, que encara na solidão do apartamento onde vive. Amamentação também está presente no conto que dá nome ao livro, A teta racional, o ordenhar-se no banheiro da agência, onde se trabalha muito, para guardar o leite que seu nenê tomará dia seguinte, na sua ausência.
O delicado “Sentimento no. 1403”, protagonizado por um olhar de encantamento com o mundo, coexiste com o duro Roleta russa, em que a transexual portadora do vírus da AIDS é convidada para uma festa em que o sexo corre livre sem preservativo. E nessa busca pela reconciliação, vive-se o desejo ou o repúdio da maternidade, o reencontrar com a amiga de juventude, uma noite em Istambul, uma viagem com a mãe pela costa da Califórnia. Vai surgindo, então, uma nova identidade para essa mulher que age e reage a essa realidade veloz e pragmática da qual faz parte.
Selecionado na Segunda Temporada de Originais da Grua, em que foram escolhidos dois entre 240 livros, A TETA RACIONAL é o livro de estreia de Giovana Madalosso.

Share

Outras Notícias

Nossos autores na imprensa

Confira as últimas notícias literárias sobre nossos escritores Luis Fernando Verissimo: […]

leia mais
Uma vibração de claridade impiedosa

Por Moacyr Godoy Moreira* (Resenha de Em Plena Luz, de Tércia […]

leia mais
Nossos autores na imprensa

Confira as últimas notícias literárias sobre nossos escritores Noemi Jaffe: Em […]

leia mais