15 de julho de 2021

Eliane Brum ecoa na Polônia

A jornalista brasileira é finalista do prêmio The Ryszard Kapuściński Award, dedicado a livros de reportagem.

Por Felipe Maciel

Eliane Brum é uma das jornalistas mais respeitadas do Brasil e uma das vozes de maior repercussão na denúncia contra a grave situação atual do país e colabora para jornais de relevância mundial, como The Guardian e o El País.

A defesa incondicional do meio ambiente, dos povos indígenas, da preservação da Amazônia e a capacidade de apurar informações relevantes in loco e de torná-las públicas são qualidades que destacam a autora não apenas no Brasil como também nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Polônia.

The Collector of Leftover Soul, obra lançada no ano passado nos países de língua inglesa, reúne textos publicados originalmente no Brasil em livros distintos. O volume chegou à Polônia com o título Kolekjoner Porzuconych Dusz e figura entre os cinco finalistas do The Ryszard Kapuściński Award, cujo resultado será divulgado em setembro.

Eliane concorre ao prestigioso prêmio polonês dedicado a livros de reportagem com outras quatro mulheres, entre elas Jessica Bruder, autora de Nomadland, mas a visibilidade já alcançada naquele país é inédita para uma escritora brasileira. Parabéns!


Share

Outras Notícias

Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de […]

leia mais
A elegância literária de Lygia Fagundes Telles corre o mundo

Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia […]

leia mais
Minha vida de agente literária

Por Felipe Maciel Celebrando 40 anos de carreira dedicada à literatura, […]

leia mais