4 de abril de 2022

Lygia Fagundes Telles (1923-2022)


Nos despedimos no último dia 4 de abril da escritora Lygia Fagundes Telles, uma das maiores e mais premiadas escritoras do país e, sobretudo, uma grande amiga. A autora, que completaria 99 anos no próximo dia 19 de abril, publicou ao longo de sua carreira, iniciada no final dos anos 1930, romances e contos de grande importância.

A década de 1970 marcou o início de sua consagração, quando lançou alguns de seus livros de maior sucesso, entre eles Antes do baile verde (1970), As meninas (1973), Seminário dos ratos (1977) e o livro de contos Filhos pródigos (1978). 

Eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985, foi a terceira mulher a entrar para a ABL. A escritora teve grande reconhecimento na literatura brasileira e recebeu prêmios como o Jabuti em 1966, 1974, 1996 e 2001, além do Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa, em 2005.

“Conheci a Lygia em 1984, na Editora Nova Fronteira, no início da minha carreira, e logo nos tornamos próximas. Quando a agência foi criada, em 1991, Lygia foi uma das primeiras autoras que passamos a representar. Em 2005, vivemos um momento lindo, quando estivemos em Portugal para a cerimônia de entrega do Camões. Toda vez que ia a São Paulo, nos encontrávamos e era sempre uma inspiração para mim que tive o privilégio de conviver com ela. Lygia foi uma mulher de vanguarda, uma feminista, forte e corajosa e deixou uma obra extraordinária.”, afirma Lucia Riff.


Confira a repercussão da despedida da autora no Brasil:

IstoÉ/Agência Estado – Escritores lamentam morte e exaltam obra de Lygia Fagundes Telles

O Globo – Escritora Lygia Fagundes Telles morre aos 98 anos

Metrópoles – Agente literária e amiga presta tributo a Lygia Fagundes Telles

G1 – Corpo da escritora e acadêmica Lygia Fagundes Telles é velado na Academia Paulista de Letras


Share

Outras Notícias

O centenário de Jorge Andrade

Dramaturgo, escritor, jornalista e autor de telenovelas, Jorge Andrade é um […]

leia mais
Otto Lara Resende: 100 anos

Jornalista e escritor mineiro, Otto Lara Resende foi um dos nomes […]

leia mais
Laços literários

Em mais de 70 anos de atividade literária, Lygia Fagundes Telles […]

leia mais