1 de setembro de 2021

O 11 de Setembro sob outros ângulos

Nos 20 anos dos atentados terroristas nos Estados Unidos que mudaram o mundo, a jornalista Simone Duarte reúne sete narrativas que ampliam o impacto do fato histórico.

Por Felipe Maciel

11 de setembro de 2001. Impossível apagar da memória de quem viu os acontecimentos que se sucederam naquele dia. Mal começava o século 21 e já sabíamos diante daquelas imagens assombrosas que o mundo mudara.

Mas se o 11 de Setembro todos sabem do que se trata, especialmente do ponto de vista norte-americano, por que não trilhar um caminho bem diferente? Esta é exatamente a proposta da jornalista Simone Duarte em O vento mudou de direção (Fósforo), que chega em setembro às livrarias.

Diante dos recentes eventos históricos, que marcam a ascensão do Talibã ao poder no Afeganistão, a queda de Cabul e a passividade dos Estados Unidos com a reviravolta do jogo de poder local, Simone investiga o “outro lado” dos atentados às Torres Gêmeas.

A jornalista carioca radicada em Lisboa estava em Nova York na fatídica data e cobriu pela TV Globo o impacto da ação terrorista. Neste livro, ela narra a vida de sete mulçumanos de quatro nacionalidades distintas que pouco teriam em comum, não fosse a tragédia do 11 de Setembro e suas consequências.

“Cabul, Islamabad, Peshawar, Áreas tribais, Bagdá, Najaf, eu estive em todos esses lugares e pude ver o impacto de anos de guerra e violência. Mas nada se compara à intimidade dos relatos que foram compartilhados. Simone teve a sensibilidade de uma neurocirurgiã jornalística para extrair delicadamente memórias que ainda são traumas, lembranças em carne viva.”, escreve o jornalista Marcos Uchôa sobre a obra.


Share

Outras Notícias

Purgatório da beleza e do caos

Primeiro autor brasileiro publicado pela Tag Inéditos, chega às livrarias a […]

leia mais
O 11 de Setembro sob outros ângulos

Nos 20 anos dos atentados terroristas nos Estados Unidos que mudaram […]

leia mais
20 anos do 11 de Setembro

Após duas décadas dos atentados terroristas às Torres Gêmeas, em Nova […]

leia mais