12 de maio de 2021

O novo passo de Aline Bei


Por João Schlaepfer

Agora é oficial! Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com O peso do pássaro morto (Nós), acaba de lançar seu segundo livro: Pequena coreografia do adeus (Companhia das Letras).

Seu novo romance conta a história da menina Júlia, filha de pais separados. A trama envolve o ambiente familiar em suas esferas mais paradoxais: o calor materno, o afago, o abraço; mas também a violência, a ameaça e o abandono. As relações são poéticas e catastróficas, e não há nada de ingênuo na personagem que vive na pele as tensões do dia a dia dentro de casa.

Após sua bem-sucedida estreia literária, Aline consegue a proeza de se superar. No novo livro, imprime a cada página a experimentação formal e linguagem únicas que a alçaram à posição de uma das vozes mais originais da cena literária contemporânea. A prosa é temperada com estilo na dosagem certa, de modo que a narração e a personagem dançam juntas entre as palavras versadas nas folhas.

É como explicou João Anzanello Carrascoza: “A experimentação formal que sublinhou o estilo marcante de Aline Bei, sedimenta-se, trazendo-nos a história dolorosa de Júlia Terra – personagem complexa, cujas margens familiares vão se dissipando. A trama urdida com lirismo entrelaça a educação afetiva, a violência e a experiência do desamor, revelando o paradoxo da condição humana – a um só tempo precária e (por meio da escrita) redentora.”


Share

Outras Notícias

O que quer? O que pode esta língua?

Por Felipe Maciel “Este livro é uma declaração de amor à […]

leia mais
Estreia a séria Dom, inspirada em romance de Tony Bellotto

Por Felipe Maciel Dirigida por Breno Silveira e Vicente Kubrusly e […]

leia mais
Os mistérios insondáveis do sono/sonho

Giovana Madalosso, Ondjaki e Sérgio Rodrigues estão na nova edição da […]

leia mais