Por Felipe Maciel
O site da Bienal do Livro do Rio publicou recentemente uma entrevista com Lucia Riff e Alessandra Ruiz sobre o papel do agente literário que inclui depoimentos de Alexandre Vidal Porto e Giovana Madalosso. O título “Agente literário: guru de escritores” indica a influência desses profissionais para ajudar a estruturar carreiras literárias longevas, mas, na realidade, o trabalho nem sempre é bem compreendido.
“O agente é o profissional que ajuda o autor na gestão de sua obra, cuidando de todos os contratos de edição, dos relacionamentos com editores nacionais e estrangeiros, e, ainda, com os produtores de audiovisual e de teatro, organizadores de eventos, e muito mais”, explica Lucia Riff, apresentada na matéria como “decana do agenciamento literário no Brasil”.
Com 30 anos de agência, Lucia esclarece: “Não sou exatamente pioneira”, recordando o papel da espanhola Carmen Balcells como a desbravadora do mercado local ao lado de Ana Maria Santeiro. Foi ao lado de “La Mamá Grande” (apelido dado à Balcells por García Márquez) que Lucia fundou em 1991 a Agência Riff, inicialmente denominada BMSR (Balcells, Mello e Souza Riff).
Para finalizar, acrescentamos um trecho da entrevista sobre o mercado editorial brasileiro hoje que não entrou na edição: “Nosso mercado é muito profissional, ativo e respeitado no exterior. A turma do livro poderia estar em uma situação bem melhor, se não fosse a instabilidade: variações cambiais, mudanças nas regras do jogo – e, agora, a pandemia. Ainda assim, é um mercado que me dá orgulho.”, avalia.
Clique aqui e acesse a entrevista na íntegra: