O autor cearense é o primeiro escritor brasileiro a ser reconhecido em uma das premiações mais importantes dos Estados Unidos.
Por Felipe Maciel
Stênio Gardel é o vencedor do National Books Awards na categoria Literatura Traduzida! É a primeira vez que a literatura brasileira é reconhecida em uma das premiações mais importantes dos Estados Unidos.
Seu romance de estreia, “A palavra que resta”, foi publicado em 2021 no Brasil pela Companhia das Letras e traduzido para o inglês por Bruna Dantas Lobato em edição publicada nos Estados Unidos pela New Vessel Press com o título “The Words that Remain”.
A conquista foi anunciada em 15 de novembro durante a cerimônia que revelou os vencedores da 74ª Edição do National Book Awards. A noite de gala ocorreu no restaurante Cipriani, em Wall Street, Nova York, com direito a tapete vermelho e uma grande cerimônia apresentada por LeVar Burton, com a presença ilustre, como convidada especial, de Oprah Winfrey.
Stênio abriu seu discurso de agradecimento se perguntando: “O que está acontecendo agora?” A resposta é simples: “A palavra que resta” é de uma beleza única e merece tamanho reconhecimento.
Voa, Stênio, e espalhe suas palavras! Você fez história e estamos vibrando por aqui!