4 de dezembro de 2023

Stênio Gardel é premiado com o National Book Awards

O autor cearense é o primeiro escritor brasileiro a ser reconhecido em uma das premiações mais importantes dos Estados Unidos.

Por Felipe Maciel

Stênio Gardel é o vencedor do National Books Awards na categoria Literatura Traduzida! É a primeira vez que a literatura brasileira é reconhecida em uma das premiações mais importantes dos Estados Unidos.

Seu romance de estreia, “A palavra que resta”, foi publicado em 2021 no Brasil pela Companhia das Letras e traduzido para o inglês por Bruna Dantas Lobato em edição publicada nos Estados Unidos pela New Vessel Press com o título “The Words that Remain”.

A conquista foi anunciada em 15 de novembro durante a cerimônia que revelou os vencedores da 74ª Edição do National Book Awards. A noite de gala ocorreu no restaurante Cipriani, em Wall Street, Nova York, com direito a tapete vermelho e uma grande cerimônia apresentada por LeVar Burton, com a presença ilustre, como convidada especial, de Oprah Winfrey.

Stênio abriu seu discurso de agradecimento se perguntando: “O que está acontecendo agora?” A resposta é simples: “A palavra que resta” é de uma beleza única e merece tamanho reconhecimento.

Voa, Stênio, e espalhe suas palavras! Você fez história e estamos vibrando por aqui!


Share

Outras Notícias

Tempo e memória

Confira um trecho de “Ressuscitar mamutes”, novo romance da premiada escritora […]

leia mais
Ilana Casoy: a dama do true crime brasileiro

Conheça três livros da escritora e criminóloga que analisou dezenas de […]

leia mais
A elegância literária de Lygia Fagundes Telles corre o mundo

Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia […]

leia mais